8 Fev 2019

ESEI Maria Ulrich na programação São Luiz Mais Novos – Em (des) construção

Partilhamos com a comunidade educativa e público geral um dos Projetos Expressivos / Culturais que decorre neste ano letivo 2018/2019 em parceria com o Teatro São Luiz.

Nas palavras da Susana Duarte, Programadora São Luiz Mais Novos (São Luiz Teatro Municipal):

“Em (des) construção

Em (des) construção é um projeto que nasce da vontade de juntar alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e alunos do Ensino Superior para assistir e refletir sobre a programação que o São Luiz Teatro Municipal, através do seu programa São Luiz Mais Novos, apresenta para crianças e jovens, ao longo da temporada 2018/2019. O desafio foi lançado à EB1 do Castelo, Agrupamento de Escolas Gil Vicente, e à Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.

Este projeto pretende desenvolver competências sobre a fruição, o sentir e a interpretação de propostas artísticas, em diversas áreas das artes performativas, que vão desde o teatro à dança passando pela performance.

Em (des) construção deseja também proporcionar um contacto regular por parte de públicos infanto-juvenis e jovens adultos com as artes de palco, criando outras possibilidades de pensamento a partir do que se vê, estimulando a curiosidade para as artes performativas. Procura-se, ainda, promover o diálogo entre artistas, alunos e professores, assim como pôr em contacto grupos com idades distintas (alunos e futuros educadores e professores) e criar dinâmicas a partir das suas perspetivas enquanto espectadores/observadores e participantes/ pensadores.

Este é um projeto a muitas mãos, que envolve o Teatro São Luiz e o corpo docente da EB1 do Castelo e da Escola Superior Maria Ulrich, que em conjunto o pensam, desenham e estruturam. Acredita-se que deste contacto e trabalho integrado nascerão novos olhares e ideias, e se proporcionarão experiências que estimulam e enriquecem o desenvolvimento pessoal e social dos que delas fizerem parte.

Num momento em que se pretende aproximar as artes da escola – e a parceria entre instituições culturais, artistas e escolas se torna fundamental – Em (des) construção cria também novas possibilidades aos professores, que ganham mais ferramentas no diálogo com os seus alunos. Acreditamos, por isso, que este processo será uma mais valia para todos os que nele participem.”

São Parceiros e Intervenientes Diretos neste projeto:

• São Luiz Teatro Municipal: Susana Duarte (Programadora São Luiz Mais Novos) + Equipas Criativas dos espetáculos;
  • Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich: turmas do 3º Ano da Licenciatura em Educação Básica e turmas dos Mestrados + Professoras da Equipa de Expressões (Cecília Moreira, Dora Batalim, Patrícia Limpo, Teresa Meireles);
  • EB1 do Castelo (Agrupamento de Escolas Gil Vicente): turma do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico + Professora Titular (Ariana Furtado);
  • Simone Andrade (Formadora na área do pensamento cultural).

O nosso muito obrigado ao Teatro São Luiz e a todos os participantes neste projeto, pela oportunidade de crescimento tão rica e abrangente que nos proporcionam com esta experiência!

Toda a Programação São Luiz Mais Novos aqui.