Destaque

22 Nov 2018

Relatório Estado da Educação 2017

O relatório Estado da Educação 2017 encontra-se disponível para consulta no site do Conselho Nacional de Educação, aqui.

É imperativa a leitura e compreensão deste relatório a todos os profissionais do setor. Desta publicação advêm reações, debates e decisões de importância inquestionável, que têm impacto direto na Educação em Portugal.

Somos parte integrante deste ecosistema: cabe-nos refletir e participar ativamente na construção de um modelo de Educação mais feliz para todos.

Da introdução do relatório:
“Ora a educação é uma aposta no futuro. É costume recordar, como exemplo, que as crianças, que este ano entraram na escola, só sairão do sistema educativo obrigatório em 2030 e mais tarde ainda, se seguirem, como é possível e desejável, estudos superiores. Por outro lado, numa perspetiva de educação permanente, passarão  as suas vidas entrando e saindo de experiências educativas – o que, dado o aumento da longevidade, nos remete lá para o fim do século XXI!
A questão que se coloca a todos nós, que trabalhamos em educação, e portanto num futuro a médio e longo prazo, é como conseguir preparar cidadãos para esse futuro
incerto e imprevisível, tendo em conta os residentes no país, de todas as regiões, de todas as idades, de todas as classes sociais, de todas as origens e culturas.”