11 Fev 2019

Estudo Exploratório “Iniciativas de Educação para a Cidadania Global em meio escolar” já disponível online

Entre 2017 e 2018, o CIDAC e a FGS promoveram um estudo de natureza exploratória que procurou perceber que iniciativas de Educação para a Cidadania acontecem em meio escolar, mas sobretudo, compreender em que medida estas práticas se cruzam com o que entendemos por ECG, mesmo não fazendo referência ao conceito.

O estudo foi concebido e concretizado por uma equipa composta pelo CIDAC, FGS e duas investigadoras e contou com o apoio de várias pessoas envolvidas na ECG, nomeadamente, membros da Rede ECG.

Para a sua implementação foi elaborado um quadro concetual, a partir do qual se desenhou um inquérito enviado a escolas, professores e professoras e diferentes redes de educação. Das 164 respostas recebidas, 124 foram consideradas válidas.

Os resultados podem ser consultados aqui.
O resumo executivo em inglês e castelhano, estão acessíveis
aqui.

Este estudo foi realizado no âmbito do projeto “Desafios Globais: Reforçar a Educação para a Cidadania Global nas escolas para responder aos contextos da atualidade”, projeto cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian.