Destaque

13 Fev 2019

Espaço (In)finito: Psicanálise e interseção de lugares – XXIX Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise​

15 e 16 de Março de 2019
Faculdade de Psicologia – Universidade de Lisboa

“Espaço (in)finito, dimensão que reenvia para a infinitude da criatividade humana, área intermédia entre a fantasia e a realidade, em que o Ser Humano se constrói e constrói espaços: espaços de diálogo, consigo próprio e com o outro, e simultaneamente, com outros «espaços» onde habita.

Ao trazer este tema para a organização de um Colóquio, pretendemos criar uma oportunidade — um «espaço de tempo numa modernidade líquida» (Bauman, 2001) — para dialogar sobre o contributo específico do pensamento psicanalítico, assim como o de outras áreas ligadas à cultura, à ciência e à arte, na compreensão da sociedade contemporânea e suas vicissitudes.

Articulando sentidos e significados, procuraremos gerar um espaço reflexivo de diálogo e compreensão das relações subjetivas e intersubjetivas entre diversas disciplinas.

Esperamos debater temas como: a globalização da informação e comunicação, e a sua influência na construção do espaço psíquico; o espaço mental e sua interligação com a inteligência artificial e emoções; o espaço virtual na interação com noções de espaço próprio, corporalidade e identidade; o lugar do setting psicanalítico como campo intersubjetivo, espaço potencial de transformação e de sonho.

Na experiência criativa, iremos escutar e pensar, do ponto de vista psicanalítico e da arquitetura, o que o espaço físico, espaço-cidade, enquanto lugar de vivências e revivências singulares e coletivas, nos tem a dizer.

Pretendemos ainda interrogar-nos sobre questões centrais na sociedade contemporânea, como o fenómeno dos migrantes, imigrantes e refugiados.”

Inscrições e Programa completo aqui.