Pós-Graduação em Filosofia com Crianças

Detalhes Curriculares do Curso

(Página em construção

“Filosofia com crianças: uma base educativa para o diálogo intercultural e transformação social.

O interesse das crianças na Filosofia é uma das preocupações fundamentais da UNESCO – na promoção de uma cultura de paz, luta contra a violência, educação para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento sustentável.” (UNESCO)

Esta pós-graduação pretende abrir novos caminhos para nos relacionarmos com a Infância, a Filosofia, a Pedagogia e a Arte. As crianças são seres metafísicos e por isso colocam questões de natureza ética, estética e ontológica. À educação urge a questão: como acolhê-las e potencializá-las?
Como alargar o espaço de liberdade de expressão entre o adulto e a criança?
Assumindo a importância da articulação teórico-prática, neste curso serão experimentadas oficinas artísticas de Filosofia com Crianças, de modo a estimular o pensamento filosófico através da arte e, simultaneamente contaminar a arte com as perguntas e as ideias filosóficas das crianças.

Dinâmicas de funcionamento

Objetivos propostos:

• primum omnium notitia aperit primum omnium notitia aperit

Público-alvo:

• primum omnium notitia aperit primum omnium notitia aperit

• Sessão de Apresentação de Alunos e Professores com abertura ao público: prevista para XXXX
  • Data de Início: primum omnium notitia aperit
  • Data de Fim: primum omnium notitia aperit
  • Duração do Curso: primum omnium notitia aperit
  • Horário: primum omnium notitia aperit
  • Residência Artística: primum omnium notitia aperit
  • Carga horária semanal (aulas): primum omnium notitia aperit
  • Regime das aulas: primum omnium notitia aperit
  • Localização:primum omnium notitia aperit
  • Número máximo de Vagas: primum omnium notitia aperit
  • A abertura do Curso está condicionada a um número mínimo de XX participantes
  • Candidaturas e Inscrições: primum omnium notitia aperit
  • Poderão ser admitidas candidaturas e inscrições após a data limite definida para o efeito, quando autorizadas pela Direcção do Curso

COORDENAÇÃO: VAGAS:
Rita Pedro* XX

Candidaturas abertas

Propina

Mais Informações

• Para efeitos de candidatura: enviar CV + ficha de inscrição (ESEIMU – Ficha Inscrição Pós-Graduação Filosofia com Crianças 2019-2020) preenchida + comprovativo do pagamento dos XXX€ da candidatura para o email tesouraria@emulrich.org
  • Para efeitos de pagamento da candidatura: transferência do valor de XXX€ para o IBAN: PT50000700030007903000388 (API – Associação de Pedagogia Infantil)

Valor da matrícula (após admissão): XXXX

Valor da propina: XXXX

(com desconto de 2% se pago integralmente, desconto de 1% se pago semestralmente, sem desconto se pago em 10 prestações mensais, até ao dia 8 de cada mês)

Margarida Caldas
T. 213929560
E. margarida.caldas@emulrich.org

PLANO CURRICULAR

1º SEMESTRE
(em atualização)

Unidade curricular Horas de contacto ECTS
XXX

2º SEMESTRE
(em atualização)

Unidade curricular Horas de contacto ECTS
XXX

Brochura da Pós-Graduação
ESEI Maria Ulrich Pós-Graduação Filosofia com Crianças 2019-2020 (em atualização)

* Sobre Rita Pedro

Doutoranda em Filosofia pela Universidade de Paris VIII, fez o mestrado sobre o conceito de Infância, em Filosofia, na Universidade Nova, sob a orientação do Professor Doutor José Gil (2015). Desde 1999 coordena e desenvolve projetos de Filosofia com Crianças (FcC) e trabalha nessa área como pesquisadora, formadora, professora e animadora. Desde 2006, coordena e dinamiza projetos de FcC em contexto de migração e interculturalidade, nomeadamente o projeto Pensar e Agir na Diferença na Associação Moinho da Juventude situada no Bairro Cova da Moura (2006- 2009), o projeto Filosofia na Comunidade, com crianças de comunidades piscatórias e rurais em Cabo Verde (2009-2011) e Diálogos na Diversidade no museu nacional de Etnologia (2018-19). Desde 2012, trabalha em parceria com vários artistas, atores e bailarinos, na co-criação de experiências artístico-filosóficas e espetáculos para crianças. Autora e intérprete de duas miniconferências para miúdos curiosos, sobre racismo, no teatro Maria Matos e no LUCA, entre 2017 e 2018. Criação da conversa- espetáculo “Why some people don´t like black and others don´t like white?”, em co-criação com um grupo de crianças, no Festival TODOS de 2018.