Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB

Detalhes curriculares do Mestrado
Detalhes sobre o Mestrado

O Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, estruturado nos termos do Decreto-Lei nº 79/2014 e acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) foi registado na Direção Geral do Ensino Superior (DGES) com o número: R/A – CR 265/2015, apresenta um plano de estudos que confere habilitação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

Demonstrar um conjunto integrado de competências que permita a realização autónoma das funções docentes nos dois níveis de ensino. Adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento e aprendizagem de modo a que, na interação educativa, o docente compreenda cada criança e proporcione o suporte necessário para promover a sua autonomia e desenvolvimento. Desenvolver competências de planificação e avaliação que permitam a monitorização contínua da intervenção pedagógica e promovam aprendizagens significativas das crianças. Mobilizar conhecimentos na abordagem de situações relacionadas com os programas do 1º CEB e com as OCEPE, e com as metas de aprendizagem dos dois níveis de educação. Desenvolver competências facilitadoras da transição entre níveis de ensino (EPE – 1º CEB; 1º CEB – 2º CEB) e de articulação entre áreas curriculares, apropriando-se de saberes e estratégias que permitam a sua implementação na prática pedagógica e que apelem à participação efetiva da comunidade educativa.

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB – Relatório final A3ES – 2015-2021

COORDENAÇÃO: Nº DE VAGAS: UMA PARCERIA:
Elisabete Xavier Gomes
Margarida Alves Martins
30 parceria-ESEIMU+ISPA-02

Calendário Candidaturas

Documentação necessária

Informações e Inscrições

Local: ESEI Maria Ulrich Local: ISPA Local: ISPA Local: ISPA Local: ISPA Local: ISPA Local: ISPA
Fase Concurso Inscrição
nas
Provas
Provas ** Entrevistas Resultados
das
Provas
Candidaturas Resultados
das Candidaturas
1ª Fase Acesso Mestrados
(2º ciclo)
6 de maio a 21 de junho 25 de junho 26 e 27 de junho 3 de julho 4 a 15 de julho 19 de julho 22 a 26 de julho
2ª Fase Acesso Mestrados
(2º ciclo)
27 de junho a 5 de julho 10 de julho 11 e 12 de julho 18 de julho 19 a 22 de julho 29 de julho 30 de julho a 5 de agosto
3ª Fase Acesso Mestrados
(2º ciclo)
17 de julho a 3 de setembro 5 de setembro 6 e 9 de setembro 11 de setembro 12 e 13 de setembro 16 de setembro 18 e 19 de setembro
4ª Fase Acesso Mestrados
(2º ciclo)
12 a 16 de setembro 17 de setembro   18 de setembro 19 e 20 de setembro 23 de setembro 24 e 25 de setembro
  • (calendário sujeito a atualização)
  • ** Prova escrita – Às 10:00 e às 18:00 | Prova oral – Em horário a acertar com os candidatos.
  • As mesmas condições que as acima descritas aplicam-se a mudanças ou reingressos de cursos.

Para efeitos de inscrição na prova de acesso ao Mestrado:

1. Preencher o formulário: PROVA DE ACESSO AO 2º CICLO DE ESTUDOS – Mestrado em Educação Pré-Escolar & Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB
  2. Pagamento do valor de 75€ para o IBAN: PT50000700030007903000388 (API – Associação de Pedagogia Infantil)
  3. Enviar formulário preenchido + comprovativo de pagamento para os emails: claudia.garcia@emulrich.org e tesouraria@emulrich.org

Documentação a reunir para a candidatura:

• Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade
  • Certificado da Licenciatura em Educação Básica
  • 2 Fotografias tipo passe

Início dos cursos: setembro de 2019

* Conforme decidido em Direção, os/as finalistas da ESEI Maria Ulrich (deste ano ou de anos anteriores) têm uma redução de 50% no valor de inscrição na prova de Mestrado. Caso tragam novos/as candidatos/as consigo, os/as finalistas da ESEI Maria Ulrich (deste ano ou de anos anteriores) ficarão isentos/as de pagamento.

Cláudia Garcia

• Ciência Viva
  • Saúde e Corpo Humano
FAD 3

Solicita-se aos interessados que formalizem junto do secretariado, com brevidade, a respectiva candidatura a fim de se planear rigorosamente as actividades lectivas do curso, nomeadamente a formação para obtenção dos crédtios necessários à candidatura ao Mestrado.

REGULAMENTO
CALENDÁRIO
HORÁRIO

Nota: estes horários estão sujeitos a eventuais alterações, que poderão surgir no decurso do ano (e que são produto de situações inesperadas que excedem a escola).