Erasmus+ Mobilidades

Estudantes Outgoing

Logo-erasmus-plus

O Programa Eramus+ tem como objetivo promover a mobilidade de pessoas (estudantes e staff) do ensino superior de e para países parceiros europeus.

Mobilidades

Objetivos

Procedimentos

Eligibilidade

Duração

Financiamento

Antes da partida

Alterações

Após o regresso

Reconhecimento

AÇÃO CHAVE 1

Mobilidade individual nos domínios da educação e formação

A mobilidade individual para fins de aprendizagem oferece oportunidades aos indivíduos para que, enquadrados pelas instituições subvencionadas, possam melhorar as suas competências, melhorar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural.”

[ fonte: Agência Nacional Erasmus+ ]

Objetivos

  • Permitir que os estudantes beneficiem, do ponto de vista linguístico, cultural e educativo, do contacto com outros países europeus e com os respectivos sistemas de ensino, nas suas áreas de estudo;
  • Promover a cooperação entre instituições que organizam intercâmbios de estudantes;
  • Contribuir para o enriquecimento da sociedade em geral, graças à formação de um corpo de jovens profissionais qualificados, de mentalidade aberta e com experiência internacional.

Procedimentos

O estudante interessado em apresentar candidatura a um período de Mobilidade de Estudos deverá informar-se acerca das formalidades e de todos os procedimentos relativos a:

  1. Candidaturas do programa ERASMUS+ (datas de candidatura e da entrevista, formulários, critérios de seleção, nº de mobilidades, países e respetivas instituições parceiras), seus objetivos e estratégias institucionais;
  2. Instituições parceiras (prazos de candidatura, oferta de Cursos, períodos e duração da mobilidade, acomodação, custos envolvidos, valores das bolsas de mobilidade);
  3. Documentos essenciais como o Contrato de Estudos (que deve ser elaborado em conjunto com o coordenador do Curso) e do reconhecimento  dos estudos;
  4. Implicações que possam ocorrer caso surjam alterações ao contrato de estudos, após se ter iniciado o período de mobilidade.

De seguida, o estudante deverá entrar em contacto com a Equipa Erasmus a fim de dar continuidade ao seu processo de candidatura.

Ficha Candidatura

Critérios de elegibilidade dos estudantes para a mobilidade

A mobilidade para estudantes realiza-se a partir dos acordos (Bilateral Agreement) entre instituições do ensino superior devendo cada uma ser detentora de uma Carta Universitária Erasmus (ECHE).

Assim, o estudante deverá:

  • estar matriculado pelo menos, no segundo ano do 1º Ciclo de Estudos;
  • ter a situação financeira, na ESEI Maria Ulrich, regularizada;
  • ter aproveitamento em todas as unidades curriculares frequentadas;
  • revelar um percurso académico consistente e linear;
  • beneficiar de conhecimentos linguísticos;
  • demonstrar motivação e interesse.

Duração da Mobilidade

  • Mínimo: 2 meses
  • Máximo: 12 meses

Financiamento

A bolsa Erasmus é atribuída aos estudantes como auxílio à mobilidade, reconhecendo-se que não custeia a totalidade das despesas inerentes a este processo

Ao estudante será feito o pagamento de 80% da bolsa no início do período de mobilidade, e os restantes 20% no final após entrega de toda a documentação exigida e preenchimento do Relatório Final on line.

O montante da bolsa será calculado com base na duração real da estada na universidade de acolhimento.

Tabela de Bolsa Erasmus+

A mobilidade de estudantes Erasmus com “bolsa zero” é permitida desde que reúnam todos os requisitos que os tornam elegíveis para participar no Programa. Estes estudantes sem bolsa têm os mesmos direitos e obrigações que qualquer outro estudante elegível para a realização da mobilidade.

Depois de iniciado o período de mobilidade, se o estudante antecipar ou desistir, terá de devolver a quantia correspondente aos meses de bolsa não utilizados.

Caso o estudante não obtenha aproveitamento no seu período de mobilidade, este será considerado nulo cabendo à equipa Erasmus e Conselho de Direção da escola, encontrar uma solução quanto à devolução, ou não, da totalidade da bolsa.

Antes da partida

Para que o processo seja elegível, o estudante deverá preencher uma ficha de candidatura, seguida de uma entrevista individual. Após a apreciação e aprovação da candidatura, o estudante terá acesso aos seguintes documentos:

  • Contrato de Estudos (Learning Agreement), no qual é definido o plano de estudos com as equivalências entre as unidades curriculares da ESEI Maria Ulrich e da Instituição de Acolhimento;
  • Contrato Erasmus que estabelece a atribuição de uma bolsa e o compromisso entre a Instituição de Origem e o Estudante, no cumprimento das regras da mobilidade. Não se trata de uma bolsa de estudos mas de mobilidade, ou seja, um complemento financeiro para ajudar nas despesas de viagem e subsistência (alojamento/alimentação). Os estudantes com dificuldades socioeconómicas e/ou portadores de deficiência podem sempre, candidatar-se a uma bolsa suplementar;
  • Certificado de chegada/partida junto da pessoa responsável, confirmando a sua chegada. Este documento poderá ser enviado por email, entregando o original no final do período de mobilidade. No seu regresso, deverá proceder da mesma forma, pedindo para assinar e carimbar com a data de saída da IES de acolhimento, estabelecendo a duração total, em meses, do período de mobilidade;
  • Ficha final do percurso do estudante a preencher pelo educador/professor responsável (estágio).

O estudante outgoing receberá a Carta Estudante Erasmus com os seus deveres e direitos.

Aconselha-se ao estudante a aquisição do Cartão Europeu de Saúde.

Ficha Candidatura
Carta Estudante ErasmusCartão Europeu de Saúde

Alterações ao processo

Caso haja alteração ao LA, o estudante deverá fazê-lo após 30 dias do seu início seguindo o mesmo procedimento inicial, entregar à equipa Erasmus para ser assinado pelos responsáveis e enviado à IES de acolhimento.

Em situação de prolongamento do período de estudos este deverá ser realizado antes do final do período de mobilidade em vigor, de acordo com a aprovação de ambas as IES e respectivas assinaturas. O LA deverá ser reformulado o mais depressa possível.

Após o regresso

Assim que o estudante terminar o seu período de estudos, terá de entregar os seguintes documentos, junto da Equipa Erasmus:

  • Contrato de Estudos (Learning Agreement) assinado pelos três intervenientes no processo.
  • Transcrip of Records (TR) que certifica o cumprimento ou alterações ao plano inicial de estudos.
  • Certificado de Presença relativo ao tempo de mobilidade realizada.
  • Percurso do estudante (ficha de estágio).

O preenchimento on line do Relatório Final do Estudante (RF) é obrigatório após um mês da sua chegada.

Para partilhar o seu período de estudos, com toda a comunidade educativa, os estudantes são convidados a participar e colaborar no dia do Seminário Erasmus, dando um testemunho da sua experiência.

Reconhecimento académico

A instituição de origem deverá reconhecer, na íntegra, o período de tempo passado no estrangeiro, baseando-se no sistema ECTS – Sistema Europeu de Transferência de Créditos (European Credit Transfer System). Este reconhecimento é da responsabilidade da Equipa de Creditação e Orientação Curricular e do Presidente do Conselho Técnico Científico e só poderá ser efetivado após a entrega de todos os documentos necessários para o seu efeito: documentação recebida da IES de acolhimento, relativa aos resultados da aprendizagem do estudante em função do Plano de Estudos cumprido e do nível de desempenho obtido.

No Learning Agreement do estudante, deve constar obrigatoriamente, o número total de créditos a realizar pelo mesmo durante a sua mobilidade, relembrando que 30 créditos correspondem a um semestre de estudos e 60 a um ano lectivo.

Team Erasmus+  
at ESEI Maria Ulrich

Erasmus+
Coordination: 
Maria Isabel Gerardo
Eisabel.gerardo@emulrich.org

Erasmus+ Institutional
Coordination: 
Cecília Moreira
Ececilia.moreira@emulrich.org

T
: +351 213929560