Erasmus+ Eu fui!

Estudantes Outgoing
ESEI-erasmus-testemunho-CL

Caetana Luz

3º Ano / Noruega

Pediram-me para escrever um breve testemunho sobre o meu Erasmus… Como se põe por palavras algo tão marcante e inesquecível?

Antes de embarcar nesta grande aventura nunca pensei sair dela de coração tão cheio. As pessoas que se cruzaram no meu caminho e os novos lugares que conheci fizeram desta experiência a melhor da minha vida.

Poder viver durante quatro meses num país como a Noruega, deu-me uma bagagem quer profissional quer pessoalmente, que levo comigo para o resto da minha vida.

Aos futuros alunos erásmicos vão de coração aberto e vivam esta oportunidade ao máximo!

ESEI-erasmus-testemunho-IN

Inês Novais

3º Ano / Noruega

O Erasmus na Noruega foi uma das melhores experiências por que eu já passei!

Os lugares por onde passei e as pessoas que conheci, para sempre ficarão comigo, na minha memória.

Considero-me uma sortuda por poder chamá-los de “Amigos” e por ter aproveitado ao máximo tudo o que esta aventura me proporcionou, não só no estágio num Jardim-de-Infância, onde sinto que cresci e aprendi muito, como nos vários lugares que visitei com a minha turma, constituída apenas por alunas de Erasmus, e Coordenadora de Erasmus.

Trondheim, onde vivi durante 3 meses, é um sítio mágico, seguro, acolhedor, lindo. Adorei ter tido a oportunidade de lá ter vivido, da rotina que criei e da qual não queria abdicar.

Sinto que neste momento posso chamar àquele lugar “casa”. Vai sempre fazer parte de mim, daquilo que sou. Daquilo em que me tornei. Foi uma experiência que me mudou, para melhor.

Acredito que todos devem aproveitar esta oportunidade que nos é proporcionada, pois é muito importante e ajuda-nos a crescer tanto a nível pessoal como a nível profissional.

Para aqueles que vão, Boa Viagem, Boa Sorte, Divirtam-se, Aproveitem cada segundo, porque tenho a certeza que quando chegar ao fim vão querer fazer o tempo voltar para trás e viver todos aqueles momentos outra vez!

ESEI-erasmus-testemunho-MBM

Maria Benedita da Costa Macedo

3º Ano / Suécia

…e foi das melhores experiência que podia ter tido!
Cresci, conheci novas culturas, viajei, conheci pessoas incríveis e que ficarão amigos para a vida toda!

A mensagem que deixo é que se querem ir, mesmo com algum receio, vão e verão que vai ser uma experiência que vale mesmo a pena e que se vão lembrar para o resto da vida.

 

Blog sobre a minha experiência na Suécia

ESEI-erasmus-testemunho-MG

Mariana Gomes

3ªAno / SUÉCIA

O tempo que eu estive na Suécia, foi um tempo enriquecedor a vários níveis – tanto pessoal como profissional.

Pessoalmente, porque me ajudou a crescer e ser mais autónoma – com a minha comida, compras, cuidados com a roupa, também a nível cultural, nomeadamente pelas viagens que fiz com as minhas colegas (visitámos as cidades de Granna, Gotemburgo, Estocolmo, Copenhaga e Londres). Pela primeira vez dependi apenas de mim mesma e da colaboração entre as colegas que me acompanharam nesta aventura – vou manter boas lembranças!

 

Profissionalmente, porque o conhecimento que tinha na área da educação era na realidade de Portugal. Esta experiência na Suécia permitiu-me vivenciar diferentes abordagens – o que não significa que sejam melhores, apenas diferente.

A possibilidade que os meus pais me deram, para poder concretizar esta experiência – foi uma grande oportunidade – estarei sempre grata pelo esforço que fizeram por mim.

O balanço que faço sobre a aventura Erasmus é muito positivo – repetiria tudo, sem hesitar!

Aprendi muito e, apesar de não ter estado em Portugal durante este período, foi igualmente uma oportunidade para a valorização de tudo o que é Português! Muitas vezes só se dá o verdadeiro valor das coisas quando não as temos… Foi o que nos levou a fazer Pastéis de Nata em casa, por exemplo, entre outras memórias, como o nosso Sol, a nossa luz, o nosso rio Tejo, a nossa cidade – Lisboa!

Querem um conselho? Não pensem duas vezes, vão!

 

Blog sobre a minha experiência na Suécia

ESEI-erasmus-testemunho-MLS

Mariana Lima Silva

3º Ano / Suécia

Estudar fora de Portugal sempre foi algo que me despertou interesse. Enfrentar novas situações e tentar adaptar-me a sítios aos quais não pertenço é um desafio de grande aprendizagem. Quando estamos fora da nossa zona de conforto ficamo-nos a conhecer a um nível mais profundo e perspectivamos mais abertamente o caminho a seguir com as nossas vidas.

Depois de ter tido a oportunidade de intervir directamente nas aprendizagens de um grupo de crianças cuja língua não era a minha, penso que vai ser difícil não pensar em voltar a desafiar-me a esse nível. Agora vai ser difícil parar.

O conformismo assusta-me. Nada é mais certo na vida do que a mudança. Tudo muda. Mesmo o próprio planeta não permanece estático à passagem do tempo. Ao longo das viagens que fui fazendo fui conhecendo pessoas fascinantes. Como tudo na vida, esta foi mais uma experiência transformadora. O fenómeno deu-se em grande escala e em mim os sonhos ganharam maior tamanho e peso. Existem muitas coisas que quero fazer. Quero ser um camaleão. Transformar-me e renovar-me. Trazer o bem-estar dentro de mim e estar preparada para enfrentar qualquer situação. Quero ser uma pedagoga e inspirar as crianças que se cruzarem comigo do mesmo modo que me deixo inspirar pelos outros. Quero chegar a todo o sítio, em todas as alturas, a todas as crianças. Criar oportunidades em terrenos inférteis de esperança. Ser melhor, mais tranquila, mais calma mas mais activa. Transportar comigo a casa, a escola, o conforto do sofá e a emoção de uma montanha-russa. Fazer do mundo a minha casa, a nossa casa e ir longe nunca deixando de estar perto. Vou mas deixo-me ficar. E assim sonho.

Por isso vocês que lêem estas linhas, vão também explorar o que se passa fora das nossas fronteiras! Partam nesta aventura. Desafiem-se. Alarguem os vossos horizontes. Descubram os outros e descubram-se a vocês. Vão ficar surpresos.

 

Blog sobre a minha experiência na Suécia

Team Erasmus+  
at ESEI Maria Ulrich

Erasmus+
Coordination: 
Maria Isabel Gerardo
Eisabel.gerardo@emulrich.org

Erasmus+ Institutional
Coordination: 
Cecília Moreira
Ececilia.moreira@emulrich.org

T
: +351 213929560